Sobre as Atividades do Museu

O principal tema das pesquisas apoiadas pelo Museu, é a biodiversidade (variedade de seres vivos) da Mata Atlântica no estado do Espírito Santo.

atividade_1

 

Na área de botânica, são realizados estudos visando inventariar a flora da região, associados a pesquisas mais específicas, sobre espécies de palmeiras, orquídeas e bromélias.

museu_atividade_2

 

Também são desenvolvidos trabalhos sobre comportamento, ecologia e biogeografia de alguns grupos de animais, principalmente, peixes, aves e mamíferos, com ênfase a espécies ameaçadas de extinção no Espírito Santo.

A maior parte da coleção biológica do MBML destina-se à pesquisa científica, não sendo disponível ao público em geral.

Posto Avançado

Os Postos Avançados são centros de divulgação das idéias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A Reserva foi reconhecida pela UNESCO desde 1991 e tem como missão contribuir de forma eficaz para o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica. O Museu é considerado um Posto Avançado em função de suas atividades nos campos da proteção da biodiversidade e do desenvolvimento do conhecimento científico sobre a Mata Atlântica.